Menu
em

Quer dizer que ser competente não basta para conseguir um cargo na empresa?

Potencialidade

Por incrível que possa parecer, algumas pessoas extremamente competentes profissionalmente não demonstram o mesmo potencial quando são cogitadas para um cargo de gestão. O pior é que pessoas, que nem sempre se dão bem na atividade operacional, demonstram a cada instante que tem um alto potencial para exercer um cargo de gestão. Explico isso com um exemplo. Numa determinada empresa você tem dois funcionários. O primeiro focado sempre nas suas atividades faz todas as entregas que a chefia pede.

 

*****

Consciência de sua limitação

O segundo, por sua vez, sempre apresenta dificuldades para cumprir as suas metas, mas não apenas tem opinião formada sobre os problemas e defeitos que possui para não apresentar uma melhor eficiência, como ainda tem uma noção da repercussão desse desempenho para a empresa. Esse profissional, ainda, se demonstra extremamente inteligente quando o assunto é gerenciar pessoas. De maneira informal ele consegue ser um formador de opiniões sem que isso signifique ser o mais queridinho, sem que isso signifique não ter noção do que é certo e do que é errado.

 

*****

Preparo e aptidão

Aí vem a questão: um desses dois profissionais precisa ser promovido a um cargo de gestão que vai exigir muita capacidade de liderança, de harmonização, de diferentes interesses, de pessoas que compõem uma equipe, uma pessoa que tenha habilidades interpessoais que muitas vezes são mais relevantes que a habilidade operacional. Portanto, meu amigo, preste atenção. Ser profissionalmente competente na área em que você atua é fundamental, mas estar preparado para exercer outras atividades e o cargo que você almeja, é essencial.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile