Menu
em

Quem está desempregado não tem direito de se divertir?

Ponto de vista

Se há algo na vida de um desempregado que pode tanto ajudar quanto atrapalhar é o famoso conselho, famoso palpite, que muitos têm pronto para dar. Nem sempre um conselho ou um palpite ajudam a melhorar o ânimo e a motivação de quem está passando pela dificuldade de ficar sem emprego. Um bom exemplo é o caso do Carlos que me mandou por email a sua história. Ele está sendo criticado pelos amigos porque, embora desempregado, não deixou de se divertir. Procura ir regularmente para a balada, como sempre fazia enquanto empregado. Enquanto alguns dos seus colegas o incentivam e até o convidam para ir junto, outros o criticam, dizendo que isso não é comportamento de quem está desempregado.

*****

Coerência

Pois bem meu amigo Carlos, e também tantos outros que passam por essa situação. Toda pessoa tem o direito e inclusive o dever de se divertir. Não deixe de colocar alegria na sua vida apenas porque você está desempregado. Entretanto, pode ser que os seus amigos estejam querendo lhe dizer que há mais de uma forma de se divertir, não necessariamente passando por ações que gerem gasto de dinheiro num momento tão delicado. E aí vem a diferença fundamental. Quem está desempregado deve buscar meios alternativos para se divertir, como ir para a balada a convite de um amigo que obviamente irá pagar as suas despesas.

*****

Bom senso

Gastar dinheiro sem ter certeza de quando terá um novo salário, está muito mais para uma pessoa sem juízo do que propriamente para uma pessoa que quer apenas se divertir.

Há uma regra muito simples: só se gasta o que se tem. Mas essa regra deve ser complementada por outra. Deve-se sempre perceber que existem gastos independentes da sua vontade ou não, como pagar luz, água, telefone, comprar comida, pagar o aluguel… E, para essas despesas, poderá faltar o dinheiro que foi gasto na balada. Resumindo, meu amigo, divirta-se sim, mas também aja com consciência para não gastar o dinheiro que efetivamente fará falta amanhã.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile