Menu
em

Que tipo de informação é preciso acessar para finalmente ter opinião própria?

Modo de raciocinar

Algumas pessoas atribuem que ter opinião própria é nada mais do que repetir várias citações de autores diferentes. Isto seria uma opinião acadêmica. Já, pessoas ligadas ao meio corporativo acreditam que ter a opinião de vários analistas do setor é o suficiente para ter finalmente opinião própria. Na verdade, todas essas pessoas esquecem que o significado da palavra opinião é modo de ver de maneira pessoal. É o juízo que alguém faz sobre alguma coisa. Logo, ter opinião própria é simplesmente demonstrar para os outros a maneira pela qual você raciocina as informações que recebeu.

 

*****

O que é certo e o que é errado

Utilizando um exemplo, imagine que você ouviu falar que determinado político acabou desviando recursos do Congresso Nacional em beneficio próprio. A partir das informações que você tiver acesso pela TV, pelo rádio, pelos jornais, você deve firmar a sua opinião. Basicamente você irá demonstrar para todos o que você entende daquela situação, o que você acredita que é certo e o que você acredita que é errado. E mais, o que você acredita que deveria ser feito caso tudo aquilo que alegam que aconteceu for verdade.

 

*****

Motivos sinceros

Perceba que ter opinião própria não é ser o dono da razão. É simplesmente ser dono de uma linha de raciocínio. Assim, meu amigo, não é necessário ter acesso a grandes fontes de informação. É necessário apenas que ao emitir a sua opinião você demonstre os motivos que o levem a acreditar nisto ou naquilo. Resumindo, você já tem opinião, basta apenas manifestá-la publicamente.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile