Regras para serem cumpridas
Em muitas empresas desperdiça-se tempo e raciocínio criando regras e normas que não serão cumpridas, pois entre os funcionários existem aquelas pessoas mais flexíveis que não dão tanta importância ao cumprimento de normas e aquelas extremamente metódicas que pautam suas atitudes por elas. Esta situação muitas vezes gera discussões inúteis atrapalhando o alcance dos objetivos traçados com as tais normas.
Ação e reação
Outro equívoco é quando o discurso do gestor não é coerente com sua ação. Formaliza processos por escrito, determina normas e regras, e esquece ele mesmo de cumpri-las, passando a ser um exemplo negativo para os funcionários. Por isso, antes de começar a criar uma regra por semana é melhor verificar como está sendo o seu comportamento como gestor da equipe, perante o manual que vai exigir que seja seguido.
Equilíbrio
E quando se trata de crescimento da empresa, o erro mais comum é o desejo de evitar inflar a empresa com custos desnecessários, como a contratação de novas pessoas, por exemplo, e aumentar a produtividade com a mesma equipe. Porém há que lembrar-se que se houve crescimento, não dá para arriscar com a qualidade de atendimento ao cliente. É necessário contratar profissionais qualificados para acompanhar a demanda e quando conseguir uma estabilização no processo, só então passar à racionalização.