Menu
em

Que lições o mundo empresarial pode ter aprendido com os Beatles?

Lembranças

Muita gente no mundo sabe quem foram os Beattles. Paul MacCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison colocaram o seu nome na história ao formarem uma banda de rock que mudaria o comportamento de muita gente. E esta semana, no Brasil, um dos quatro integrantes desta banda, o Ringo Starr, está realizando apresentações em várias capitais. Então, surge a pergunta: que legado os Beattles deixaram para o meio empresarial?

 

*****

 

Analogia

Antes de qualquer coisa eles eram uma empresa, com quatro sócios, mas que também tinha um CEO, uma pessoa chamada brain epstein, que era responsável por harmonizar os conflitos entre aqueles quatro sócios. Você já concebeu que numa empresa haja uma espécie de mediador para tentar diminuir o conflito entre sócios, uma pessoa que tenha a capacidade de diminuir o poder de cada um deles para de maneira conjunta, evitar problemas, evitar desgastes principalmente e evitar que um grande negócio vá à ruína? Isso já foi incomum no meio empresarial, mas hoje tem um nome bonito.

 

*****

 

Apenas saber separar

Chama-se conselho de administração que não é formado apenas por sócios da empresa, mas também por pessoas externas à organização cuja finalidade é de alguma maneira contribuir para que haja menos desgaste, que haja uma conversa mais profissional e menos pessoal quando os assuntos da empresa forem debatidos. Por isso, amigo, a lição de hoje é muito simples. Você não precisa ser um grupo de sucesso e ter um empresário para entender que se você não souber separar questões profissionais de questões pessoais, o seu negócio, a sua empresa corre sério risco de acabar.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile