em

Que atitudes um gestor deve tomar quando as vendas do natal estão abaixo do esperado?

Outros tempos

Foi-se o tempo em que as vendas no natal era uma espécie de redenção, uma espécie de tábua de salvação onde o empresário depositava todas as suas fichas. Foi-se o tempo onde o consumidor se deixava levar pelo otimismo do final do ano e comprava de maneira desmedida utilizando todo o crédito disponível apenas para passar alguns dias no fim de ano, Natal e Ano Novo, sentindo-se melhor.

 

*****

Ofertas

Hoje em dia as coisas passaram a ser um pouco mais racionais. O consumidor, seja pela restrição do crédito que enfrenta no mercado, seja pela recessão que o país demonstra e achata o seu poder aquisitivo ou porque adquiriu mesmo mais consciência, passou a analisar com mais cuidado qual o melhor momento para comprar. Assim, produtos como eletrodomésticos e móveis acabam não sendo comprados antes do Natal porque o consumidor prefere esperar os famosos leilões da madrugada, aquelas promoções que todas as lojas fazem e prometem vender muito mais barato para quem chegar cedo.

 

*****

Muito cuidado

A verdade é que o empresário deve tomar muito cuidado para gerir o seu estoque, pois quem tem estoque em época de juros caros pode ter uma combinação nociva para decretar a falência da sua empresa. A saída é aproveitar esses últimos dias de final de ano para tentar aliviar a pressão que tem o financeiro para manter o estoque. Significa apostar nas promoções para fazer com que o produto se converta em dinheiro. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.