Menu
em

Quando um jovem sonha alto demais é correto desestimulá-lo?

Ensinando a diferença

Toda vez que alguém desestimular um jovem a querer algo maior para sua vida, para sua carreira estará cometendo um erro muito grave. Em minha opinião, se não for para estimular alguém é melhor ficar quieto e não falar nada. A grande questão é que há uma diferença entre ambição e ganância que precisa ser ensinada para os jovens. Algumas vezes as pessoas acabam confundindo esses dois conceitos, ganância e ambição, e acabam também colocando sua vida em risco por absoluta ignorância. Mostro aqui um exemplo.

 

*****

Não à ganância

Um menino chega até você e diz que quer crescer a qualquer custo, o mais rápido possível, não interessando o preço que tenha de pagar, pois é o seu desejo e vai conseguir. Perceba que esse jovem demonstra traços inequívocos de ganância, pois não está preocupado se terá de romper os seus valores, se terá de passar por cima de alguém para conquistar seu objetivo. O correto nessa hora seria explicar a esse jovem que ambição é algo bom e deve ser sempre mantida na pessoa, que é o desejo de ter um amanhã melhor do que o hoje.

 

*****

Sim à ambição

Porém para isso, o jovem deverá saber que não poderá romper os seus valores, não poderá pagar qualquer preço e também não poderá em hipótese alguma pisar em outras pessoas. Essa é a diferença fundamental entre ambição, que é o lado bom, o lado que todos devemos ter e devemos incentivar, estimular nos outros, ao contrário da ganância, que é uma vontade descontrolada, desmedida, inconsequente de conquistar algo. Por isso amigo, nunca deixe de estimular um jovem, mas apenas para a ambição, jamais para a ganância.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile