em

Quando se trata de emprego qualificado, ter apenas experiência não serve para nada?

Conhecimento

Quando se fala de emprego qualificado, uma organização busca preencher essa vaga com candidatos que apresentem três características em equilíbrio: conhecimento, capacidade e atitudes. O conhecimento se revela pelo quanto você estudou para realmente conhecer com propriedade um determinado assunto. A experiência se revela pela sua capacidade de transformar pensamentos em atos concretos dentro da empresa. E, as atitudes são a maneira pela qual você usa o seu conhecimento e a sua experiência. A grande questão é que alguns profissionais acreditam que apenas a experiência é o suficiente para conquistar uma vaga qualificada.

 

*****

Experiência sem aproveitamento

Isso pode ser verdade desde que você esteja preparado para responder uma simples pergunta que a empresa pode desejar fazer: Afinal, meu amigo, se você durante tanto tempo executou essa atividade, por que não procurou conhecer formalmente um pouco mais sobre a área de atuação, ou seja, por que você não estudou mais sobre isso? Se a sua resposta for consistente, como: não pude estudar porque não havia condições onde eu trabalhava, para que isso fosse possível, pois trabalhava numa indústria situada numa cidade remota e a carga horária não era compatível com o deslocamento necessário para um grande centro, uma cidade maior onde o curso formal existe. Esta é uma resposta plausível.

 

*****

Grau de interesse

Agora, perceba que a empresa pode querer fazer uma segunda pergunta. Ela pode perguntar-lhe se você tem intenção de buscar esse conhecimento formal para dar base à sua experiência. Se agora a sua resposta for sim, estou ansioso para fazer isso, tenha certeza de que a sua experiência vai contar muito no processo de contratação. Já, se sua resposta for: acredito que experiência basta e não é necessário estudar para conhecer tanto quanto eu conheço, a resposta da empresa pode ser em sentido contrário, algo como: buscamos pessoas que tenham experiência, mas estejam preparadas para uma experiência ainda desconhecida. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.