Menu
em

Quando algo é legal, não deveria ser também moral?

Valores

Há uma falsa sensação nas pessoas que tudo que aquilo que está na Lei está revestido de moralidade, ou seja, todas as leis deveriam estar sempre ponderadas e somente criadas se estivessem 100% adequadas à moral de determinada região. E esse é um problema. A moral é decorrente do compartilhamento de valores que cada sociedade tem. Assim, pode ser que a moral do sul do Brasil seja um pouco diferente da moral do norte do Brasil ou do nordeste do Brasil.

 

*****

Sem manual

E não há ninguém certo ou errado, mas padrões de valores que mudam conforme a região, por isso a lei não tem obrigação de ser moral. O que deve ser moral é o comportamento das pessoas inseridas num determinado contexto. E aqui vale analisarmos sim se o comportamento dos políticos no Brasil nos últimos tempos tem sido moral ou imoral, independentemente de ser legal ou não. No mundo corporativo há certos comportamentos que não necessitam ter um manual para que a pessoa entenda que deva respeitar.

 

*****

Condução

Eu já vi profissionais que perderam excelentes oportunidades na empresa alegando que fizeram tudo o que o regulamento determinava, esquecendo-se apenas que muitos dos seus atos poderiam estar de acordo com o regulamento, portanto legais dentro da empresa, porém completamente desprovidos de respeito aos valores que a empresa tanto cultua. Resumindo, meu amigo, se você estiver em dúvida, entre agir dentro da legalidade ou dentro da moralidade, tenha a certeza de que a moral sempre vai lhe conduzir para o legal, sendo que ao contrário a regra pode não ser verdadeira. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile