em

Qual erro se comete na hora de começar um trabalho voluntário?

Querem ajuda?

Para algumas pessoas, quem realiza um trabalho voluntário só tem coisas boas a comentar, ou seja, quem quer ajudar não tem problemas, não tem dificuldades ou ainda, não tem defeitos ao agir assim. Em minha opinião, nem sempre isso é verdade. Algumas vezes já testemunhei pessoas querendo ajudar outras pessoas sem antes fazer uma pergunta extremamente simples: será que as pessoas que você quer ajudar querem ser ajudadas?

Ato egoísta

Às vezes, na ânsia de querer fazer pelos outros, esquecemos que estamos fazendo apenas por nós. É isso mesmo! Um ato essencialmente egoísta de querer ajudar os outros sem perguntar se eles querem receber essa ajuda. É assim, em alguns momentos tem que se tomar cuidado. Por exemplo, quando você tenta ajudar uma pessoa que está envolvida com drogas ou com alcoolismo, você está tentando auxiliar alguém que não tem consciência para tomar decisões.

O que elas querem

Bem diferente é aquela pessoa que está envolvida em algum tipo de drama social e que não quer sair daquele problema. A pessoa está acomodada e muitas vezes até numa situação que para ela é confortável e não deseja mudar. Por isso eu considero que o grande erro que se comete na hora de começar um voluntariado é esquecer-se de ponderar o que realmente as pessoas querem como ajuda e não aquilo que eu acho que é melhor para elas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.