Menu
em

Qual a primeira técnica a aprender para ser um bom gestor?

Equilíbrio

Todo bom gestor sabe que, antes de tudo, é importante manter o equilíbrio de esforços entre os integrantes de uma equipe. O problema é que algumas pessoas se esquecem disso na hora de exercer um cargo de liderança. Era o que acontecia com o Aderbal. Ele era considerado amigo de todas as horas de forma unânime pela sua equipe, mas cometia um erro básico sempre. Ele sobrecarregava seus bons funcionários ao mesmo tempo em que exigia menos dos mais fracos.

 

*****

Decisão complexa

Embora pareça fácil, essa costuma ser uma decisão bem complexa. Explico. Quando um problema sério acontece na empresa, um gestor sem o devido preparo fica diante do seguinte dilema: resolver o problema sobrecarregando seu melhor funcionário, aquele que com certeza resolverá o problema, ou arriscar que as coisas piorem determinando que aqueles profissionais, com mais tempo disponível e menos preparo, assumam a situação?

 

*****

 

Chefe ou gestor?

Não é preciso dizer que nestas horas o bom funcionário é que acaba sendo destacado para resolver o problema. Onde está o erro? Simples. Primeiro o gestor deveria retirar atividades de menor importância ou responsabilidade do melhor funcionário para, somente depois, repassar os problemas mais sérios para ele. Resumindo: líder que não mantém equilíbrio de esforços na equipe está mais para chefe do que para gestor.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile