em

Qual a diferença entre a realidade e as famosas “desculpas verdadeiras”?

Humildade para pedir ajuda

Gosto de utilizar nas minhas aulas e palestras, uma sequencia de frases que justificam porque as desculpas verdadeiras são diferentes da realidade. Por isso, preste atenção: quem tem inteligência resolve o problema. Quem não conhece a situação, mas tem humildade, pede ajuda, copia e resolve o problema. Agora, quem não quer resolver o problema, arranja desculpas. Desculpas muitas vezes verdadeiras.

 

*****

Desculpas perfeitas

Aí está a grande diferença entre aquele que aponta a realidade e aquele que usa a realidade como uma desculpa. Imagine uma empresa onde o gestor tem dificuldades para elevar as suas vendas. A desculpa perfeita é que o mercado está em recessão e não se tem o que fazer. Ele só tem que aguardar até que o mercado reaja e melhore. Já, quem analisa a realidade começa a emitir críticas. O que é possível fazer para reverter essa situação?

 

*****

Justificar ou incentivar

Que ações estão fazendo, ou que poderiam fazer para contrapor essa realidade de alterar o curso das coisas?  Enquanto as desculpas verdadeiras servem para justificar a inércia, a análise da realidade serve para catapultar, para potencializar e incentivar a ação. Essa é a grande diferença entre quem utiliza a realidade para gerar desculpas, ou seja, para justificar a incompetência, e a inércia daquele que usa a realidade para promover mudanças, para agir. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.