em

Quais os fatores que podem complicar o bom relacionamento profissional?

Atritos

Quando falamos que alguém estabelece um relacionamento é importante lembrar que nem sempre esse relacionamento será marcado pela amistosidade, pelo bom relacionamento e que haverá momentos sim em que o atrito chegará mais forte, em que haverá calor nas relações e aí vai depender muito de cada parte para que esses ruídos sejam resolvidos e não potencializados. Para isso costumo comentar que as pessoas têm de lembrar que relacionamentos profissionais se constroem baseados em verdades e fatos e não em generalizações. Eu já vi uma situação numa empresa em que dois grandes profissionais iniciaram uma reunião colocando de maneira generalizada um problema que foi específico.

 

*****

Generalização

Algo assim: “não aguento mais trabalhar contigo porque você vive fazendo isso e sua equipe tem a mania de sempre fazer dessa maneira.” O outro, por sua vez não esperou muito para retrucar: “É, mas do seu lado sempre acontece também esse tipo de erro e estou cansado de pedir para sua equipe parar de fazer esse tipo de coisas, mas ainda assim eles nunca obedecem, eles nunca respeitam.” Percebeu a utilização das expressões sempre, muito, bastante? Geralmente essas são expressões que acabam generalizando situações que quando colocadas na ponta do lápis, quando colocadas em confronto com a realidade podem ser muito menores, inclusive com um peso estatístico muito pequeno perto do bom relacionamento que acontece.

 

*****

Limitar

Contudo, é do ser humano sim querer fazer uma defesa atacando, querer fazer uma espécie de contraposição do ataque que recebe direcionando também o foco para os erros e para os equívocos que o outro lado comete. Sabe aquela história em que é melhor os dois perderem do que propriamente ter um ganhador? Nesse sentido é importante que os profissionais se lembrem de que se querem ter um bom relacionamento profissional eliminem, literalmente parem de fazer de uma vez por todas qualquer tipo de generalização. Se você tem um problema, esse problema tem dia, hora e principalmente deve estar circunscrito, deve estar limitado apenas a situações que realmente aconteceram. Pense nisso!

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.