Menu
em

Quais os cuidados a tomar para saber se uma franquia é confiável ou não?

Analisar os gestores

Um dos primeiros e principais pontos que leva uma pessoa a confiar numa franquia é sem dúvida alguma a idoneidade das pessoas que estão na gestão dessa franqueadora, pois uma empresa, o CNPJ de uma empresa, não tem como ser considerado honesto ou desonesto. Afinal, essa não é uma característica que possa ser atribuída para pessoas jurídicas, mas somente para pessoas físicas. Assim, para avaliar a honestidade, a idoneidade, a conduta de uma gestão o que se faz, na verdade, é avaliar os gestores dessa organização. E a mesma coisa se aplica quando a gente está avaliando uma franquia. É necessário que você não se encante apenas com a proposição do negócio e entenda quais são as pessoas que estão adiante dessa oportunidade.

 

*****

Verificar

É clássico no mundo corporativo que oportunistas lancem propostas de negócios que não tem a menor fundamentação porque seus gestores não estão qualificados. É justamente aí que você pode começar a analisar qual é o histórico, qual é o perfil, qual é a idoneidade traduzida pelo gestor, pelo condutor da franqueadora. Outro fator importante na hora de você avaliar se vale a pena ou não comprar uma franquia é analisar se o investimento tem uma taxa de retorno baixa ou alta. Quando a taxa de retorno é muito baixa fica fácil para o franqueador dizer que você não conseguiu sucesso naquele negócio porque cometeu um erro que foi fatal. Já, quando você tem uma taxa melhor, mais atrativa, ou seja, quando o investimento é baixo perto da possibilidade de sucesso, você pode contar talvez até com a aposta do franqueador de que tê-lo como franqueado passa a ser uma forma de expandir os negócios.

 

*****

Conhecimento

Por fim, um terceiro e principal ponto. A empresa que lhe oferece a oportunidade de ser franqueado realmente conhece daquele negócio? Para isso, você tem de também aprender um pouco sobre isso, sobre o mercado onde pretende atuar. Ainda que não conheça profundamente o negócio, há princípios de gestão que são inerentes a qualquer empresa como os controles, como o retorno, como o lucro, como a maneira pela qual a empresa vai se relacionar com os clientes. Resumindo, meu amigo, ao adquirir uma franquia não se deixe levar apenas pelo ânimo, mas também pela crítica para saber se quem está vendendo a franquia é confiável ou não. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile