Menu
em

Quais as armadilhas que a rotina pode apresentar?

Acomodação

Talvez o principal aspecto negativo que a rotina possa apresentar na carreira de um profissional seja a acomodação. Naturalmente nosso cérebro tem uma programação que busca sempre o caminho mais seguro, o caminho mais tranquilo. O nosso inconsciente evita de todas as maneiras que as pessoas busquem caminhos novos, busquem desafios, que busquem a exposição a um risco não conhecido. É justamente por isso que algumas pessoas se sentem extremamente seguras executando atividades rotineiras de maneira contumaz todos os dias. A pessoa adora executar aquela rotina.

*****

Descartar

A grande questão é que quando as pessoas se envolvem e se apaixonam pela rotina, sem perceber elas começam a descartar no próprio cérebro todas as outras opções, todo o aprendizado que tiveram para outras áreas e que não está sendo utilizado. O nome disso é poda neural, um fenômeno que muitos profissionais, que o ser humano tem, em que todas as conexões que nós adquirimos ao longo da vida e que não são utilizados acabam sendo descartadas com o tempo. O perigo para um profissional que se agarra na rotina é de não querer mais evoluir, é de acreditar que todo o mundo dele encaixa perfeitamente e somente naquelas atividades.

*****

Evolução

Pode ser então que quando o mundo tiver uma grande reviravolta, como foi o caso agora da pandemia, algumas pessoas fiquem perdidas porque não estavam preparadas para trabalhar em ambientes completamente diferentes. Para fugir dessas armadilhas, é importante que um profissional sempre coloque na sua carreira um planejamento para crescer, aprender, desenvolver, evoluir. Se a evolução não é percebida, é sinal que esse profissional está permitindo que a rotina o sugue, o seduza a ir para o buraco, se trancar lá dentro e não estar acessível para novos conhecimentos, para novos aprendizados. Resumindo, não permita que a rotina faça outra coisa senão estimular você a crescer e desenvolver todos os dias.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile