Menu
em

Trabalhando a autoconfiança

Lílian Yara de Oliveira Gomes – CRP 08/17889

Todos nós já nos sentimos inseguros ao longo da vida. Já nos deparamos com algo que achamos que naquele momento não daríamos conta, tivemos até um certo medo, “um friozinho na barriga”. Isso é natural.

E, como lidar com essas sensações? Exercitando a assertividade, a autoconfiança e a auto-estima.

Muitas vezes nos sentimos ansiosos, preocupados, com o nosso imaginário muito focados e gerando situações que podem ou não acontecer. É “o se … então”. Nesta hora temos que racionalizar e focar no que é verdadeiramente factível e concreto e menos no que é préconcebido.

“Na psicologia, a ansiedade pode ser contagiosa”. Isso se denomina “contágio social”. Até uma conversa com alguém, sem motivo de preocupação pode gerar em nós uma ansiedade. Vejamos, questões relativas à Covid 19, à economia mundial, ao desemprego, à fome. Fica impossível não nos contagiarmos com essas situações… em algum momento esses fatos vêm à nossa mente.

“O contágio social, não tem fronteiras físicas”, pois além do fator humano, tem a rapidez das mídias sociais, que a todo momento nos bombardeiam. E, importante se faz, se perceber, ter autoconsciência, autocontrole, auto-estima. Esses fatores nos ajudam a controlar o nível de estresse, promove novos caminhos para a segurança, nos tranquiliza.

“Entender esses mecanismos simples de aprendizagem, de autoconhecimento, nos auxiliará a manter a lucidez, a calma, a tranquilidade” e nos dará força para os enfrentamentos.

 

                                                                  

                                                                                 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile