Menu
em

Terapia Infantil

Seguindo o relato de experiências com crianças, percebo a necessidade e a importância da família no acompanhamento do processo terapêutico. As que não têm esse acompanhamento, muitas vezes perdem “a elaboração” e sem essa, não avançam no sentido de mudarem de atitudes e/ou de comportamentos para adquirir mais autonomia e/ou emancipação. Demoram a perceber que tem na família um suporte afetivo importante e não um espaço só de cobrança, de recriminação.

“A participação da família no tratamento é compreendida como uma oportunidade para cuidar das relações entre os membros da família. Esse processo é muitas vezes descrito como doloroso e difícil, embora possa ter um resultado positivo para as interações familiares no decorrer do tratamento”.

“O suporte da família é base essencial para o tratamento. Faz parte dessa caminhada não só cuidar da saúde, mas também das relações. Logo, um paciente com boa sustentação e amparo familiar, tende a se sentir mais motivado para seguir com o tratamento”.

“A família pode assim assegurar e participar do processo terapêutico de diferentes formas. A confiança mútua desenvolvida entre os membros que fazem parte do processo que o tornam criador de possibilidades e permitem ao terapeuta a visão privilegiada sobre o lugar do sujeito na família e as possibilidades de mudança”.

E no processo terapêutico infantil, a família é a principal fonte de estímulos que a criança tem contato. A relação terapêutica infantil vai além do atendimento à criança. Precisa acontecer uma sintonia entre criança, terapeuta e a família. Conhecer o ambiente familiar é essencial para o acompanhamento terapêutico, para se chegar às causas da busca pelo tratamento e dessa forma se atingir os objetivos pretendidos. Disso temos muitos exemplos concretos! E também, muitas vezes chegamos a concluir, que mais do que a criança, quem necessita de acompanhamento psicológico é a família, pois a criança é a “ponta do iceberg” onde se revelam os desequilíbrios, o desamor, o desalento.

Portanto, necessário se faz, um olhar atento, uma presença efetiva, um acompanhar consciente. Às vezes estamos juntos, mas não presentes!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile