em

Sofrimento

Lílian Yara de Oliveira Gomes – CRP 08/17889

Hoje assisti Adélia Prado, poetisa, filósofa, romancista, de 87 anos no Programa Roda Viva, que abordou “Sofrimento”. Ela afirma acerca da realidade de todos: nascemos, evoluímos, envelhecemos e em toda a nossa existência vamos fazendo os nossos “sofrimentos”. “A existência humana é permeada por sofrimentos”. “Não tem uma pessoa que passe pela vida sem sofrimentos”.

Diz ela, que negar isso, é negar a própria vida e o sofrimento é a oportunidade de nos humanizarmos. E fugir de “dor é uma perda de tempo”.

Importante se faz, perceber a nossa finitude, pois temos ao longo da vida que encarar o que nos incomoda e temos que encarar a nós mesmos e aos outros.

E o que é a vida? Um processo de lutas, crescimento, viver as alegrias, os oásis da calma, da grama verde, da convivência com crianças, com idosos, com problemas relacionais, com a precariedade, com as enfermidades, com a saúde, com os desconfortos morais, filosóficos, financeiros, políticos, etc.

Não podemos ter medo da frustração, de encarar a realidade, de fazermos experiências humanas de ressignificação e de sentido e não ter medo de sofrer. E nas coisas mais corriqueiras, mudar o olhar às questões que nos travam, nos abalam e que nos paralisam pela irritabilidade, pela raiva, pela fuga, pela negação e pela tristeza.

Esse é o nosso existir. Portanto, valorizemos as nossas conquistas, alegrias, momentos de calma, tranquilidade e serenidade.

E, mesmo com sofrimentos não percamos a nossa PAZ !

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.