Menu
em

Psicoterapia de Casal

Lílian Yara de Oliveira Gomes-CRP 08/17889

Desde que comecei a escrever neste Blog, há 290 semanas, creio que não abordei acerca da importância da Psicoterapia de Casal. E essa abordagem é bem procurada e frequente em minha atuação.

Aí muitos podem se questionar: mas para quê? Que sinais um casal pode perceber que há necessidade de fazer terapia? Quando procurar pela Psicoterapia de Casais?

Alguns sinais poderão ser identificados, como:  falta de confiança, mudança de hábitos, discussões mais frequentes, falta de comunicação, falta de companheirismo, de cumplicidade, de diálogo, de desejo sexual, de respeito e de amizade.

            Um casal no início de seu relacionamento, se apresenta como duas individualidades, que ao conviverem vão se autodescobrindo e percebendo objetivos comuns, sonhos a ser realizados, partilha de desejos, companheirismo e afetos. São duas individualidades que se juntam com vistas a uma terceira via, que deve ser comum, sem que nenhum dos cônjuges necessite se anular e nem viver como o “outro quer”.

Já ouvi: “meu erro foi a vida inteira querer que a minha esposa mudasse seus hábitos e fosse diferente…”; “ele não me deixa sair com as minhas amigas”!

            Esposos(as) não têm que deixar nada, não são nossos pais/mães, são nossos companheiros; podemos compartilhar desejos, atitudes que serão tomadas às quais poderão implicar e impactar a vida do outro, e para isso existe o diálogo, a negociação, a ponderação, a troca.

Podemos “resolver as questões sem conflito, e olhar mais um para o outro, escutar mais acerca das suas necessidades e harmonizar a convivência.

Portanto, a Terapia de Casal, se configura como “um espaço de sigilo e respeito onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. O Psicólogo auxilia a identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile