em

OUTUBRO ROSA

                                                                     Lílian Yara de Oliveira Gomes

                                                                            CRP 08/1788

Outubro, finda. Mas o “Outubro Rosa”, tem que continuar.

“O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, sendo o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma”.

Não simpatizo muito com “dia disso, dia daquilo”, mas creio importante para a conscientização e alerta, pois o cuidado e atenção têm que ser continuada.

            Com a Pandemia, muitas mulheres deixaram de realizar seus exames de rotina e logo tomaremos conhecimento da incidência do câncer de mama, infelizmente. A prevenção pelas campanhas de forma virtual, nem sempre alcançam os objetivos propostos e a saúde pública investe pouco. Parcerias deveriam ser efetivadas para gerar um maior impacto no acesso à saúde. E, a promoção à saúde perpassa pela promoção do bem-estar-social e psíquico.

A “mama” é um símbolo identificador do feminino, do papel da mulher, da mãe.

Na atuação da Psicologia, além do apoio e acolhimento aos pacientes e familiares, os profissionais devem enfatizar a escuta e o aconselhamento em relação aos estigmas que o termo “câncer” ainda carrega como sentença de morte e nesse sentido avaliar as fobias e medos os quais muitas vezes travam as pessoas até de fazerem seus exames preventivos. E isso, não só para mulheres, pois homens também podem desenvolver o câncer de mama.

O papel do Psicólogo, é “utilizar essa ciência para conduzir a pessoa a se conhecer melhor, fazer a autodescoberta, perceber melhor seu corpo e sua mente, compreender as suas dificuldades e a forma como se relaciona com seu mundo interior e exterior”.

Portanto, outubro acabou, mas o cuidado é permanente! E o câncer de mama tem CURA, quando detectado precocemente. Cuidemo-nos!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.