em

O não dizer, não compartilhar, reprimir, guardar…

                                                                     Lílian Yara de Oliveira Gomes

                                                                                                               CRP 08/17889

“Quando a boca se cala, o corpo fala”.

Sentimentos negativos, relações tóxicas, relacionamentos abusivos, rotina rígida, luto e insatisfação estão na origem de muitas doenças, que só podem ser curadas quando o paciente aceita enfrentar a verdadeira causa de seu sofrimento: as emoções reprimidas”.

            Sabemos que há influência entre o que pensamos e o que o corpo revela. ”O não dito”, compartilhado, reprimido, guardado, influencia sobremaneira em nosso organismo, provocando o que conhecemos como “psicossomatização”.

“O corpo tenta sinalizar esse desconforto emocional, que acaba se manifestando na forma de doenças médicas mais objetivas. Elas só desaparecem quando o paciente se permite buscar e tratar a causa dos sintomas”, afirma a médica psiquiatra Angeli Cristine Kaiser. Segundo ela, emoções negativas, relações tóxicas, relacionamentos abusivos, rotina rígida, luto, descontentamento e insatisfação podem estar na origem de muitas doenças. “O corpo tenta sinalizar esse desconforto emocional, que acaba se manifestando na forma de doenças médicas mais objetivas. Elas só desaparecem quando o paciente se permite buscar e tratar a causa dos sintomas”, observa. E, como parte importante para nos conhecermos melhor e identificarmos o que pode estar nos adoecendo, a Psicoterapia se faz imprescindível.

            Olhar para dentro, perceber a si e aos outros, reconhecer nossas limitações e possibilidades e como cada um pode enfrentá-las.

Portanto, compartilhar pensamentos, sentimentos, emoções devem fazer parte do nosso cotidiano, para que as resolutivas sejam feitas e que nada nos intoxique e prejudique a nossa qualidade de vida.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.