Menu
em

O papel do Outubro Rosa

Front View Of Standing Women With Pink Ribbons. Cancer Patient Woman Wearing Headscarf. Breast Cancer Awareness And Support Concept

Lílian Yara de Oliveira Gomes – CRP 08/17889

Grande desafio. A postura preventiva nem sempre está em nosso dia a dia, por isso se faz necessária as campanhas de alerta acerca das enfermidades que ainda podem ter um certo controle desde que detectadas precocemente.

Até pouco tempo, falar, saber que alguém estava com C.A. era tabu e representava uma sentença de morte. A informação, a desmitificação foi se fazendo e mesmo assim  ocorreu em 2023 um aumento de 26% nos casos de câncer de mama nos estágios mais graves da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. 

“A prevenção e o diagnóstico precoce possibilitam mais alternativas para controle e cura da doença. Por esse motivo, é fundamental manter os exames em dia e, sempre que perceber algo diferente no corpo, procurar um especialista. Quanto mais cedo diagnosticado, melhores as chances de cura”, ressalta Paula Soares, rádio-oncologista.

Nem sempre isso é fácil. O nosso olhar muitas vezes está “para o outro”. E nós aonde ficamos? Em segundo plano.

Já fizemos os nossos exames de rotina esse ano? E o autoexame, tenho lembrado? E não só as mulheres, mas os homens, também.

“A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil, neste ano de 2024, é de que surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo nessa soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe”.

Muito já foi avançado: não nos causa espanto, uma pessoa sem cabelos, com lenço na cabeça, continuando sua rotina, pois essa poderá ajudar no enfrentamento da doença. Contar com uma rede de apoio para realizar as coisas do cotidiano, como levar filhos para a escola, fazer uma compra, quando houver o desgaste inerente ao tratamento, como a quimioterapia, por exemplo.

“Às vezes a vida nos faz mudar de rumo e o rumo nos faz mudar de vida!”.

Pensemos nisso…

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile