em

Fases da vida

Lílian Yara de Oliveira Gomes

                                                                                       CRP 08/17889

Após ler uma frase do Pe. Fábio de Melo que nos diz que “a vida só tem sentido quando a gente aprende a recomeçar todos os dias como se fosse o primeiro”, alguns questionamentos me vieram à mente. Penso que aqui cabe  nos perguntarmos: quem lembra de seu primeiro dia ? Sabemos de nossas vidas pelas histórias orais, pelos relatos de nossos familiares, dos nossos pais e/ou cuidadores.

Pelos estudos da Psicologia, sabemos que todos ao nascer, atravessamos por diversas fases e que “a vida humana vai do nascimento até a morte e entre estas duas situações, encontram-se as fases do desenvolvimento, o viver e o envelhecer”. “As principais etapas da vida humana passam pela infância, adolescência, fase adulta e velhice”. Entre essas, as transições, da puberdade e da juventude. Há estudos que se concentram no esforço de compreender o homem em seus mais diversos aspectos até o maior grau de maturidade e estabilidade. E, o ser humano não é um eterno questionador?

Na teoria de Piaget temos o aparecimento de uma via, chamada de “terceira visão”, representada pela linha interacionista que aponta para a possibilidade de comunicação entre as teorias do materialismo mecanicista e o idealismo e tem como “objetivo compreender o homem como sujeito que se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos”. E esses conhecimentos vão se fazendo ao longo do nosso viver e pelos momentos históricos que vivenciamos.

“O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas” (Papalia,2012, p.36). Temos que levar em conta os diferentes ciclos da nossa vida, tanto nos aspectos biológicos, como cognitivos e psicossociais.

Autores como o professor/psicólogo Felipe de Souza, In www.psicologiamsn.com, nos apresentam, 08 fases ou períodos necessários, para o  desenvolvimento  humano: período pré –natal, primeira infância, segunda infância, terceira infância, adolescência, início da idade adulta, vida adulta intermediária, vida adulta tardia ou velhice.

Importante se faz, recomeçar, talvez não como o primeiro dia, mas também como se fosse o último, pois sabemos da finitude do ser, embora a todo momento caiba o estabelecimento de novas metas, novos objetivos e dar novos rumos e novos sentidos para nossas vidas.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.