Menu
em

Expectativa

Lílian Yara de Oliveira Gomes                                                                           

CRP 08/17889

A tendência do ser humano é “pré – ocupar-se”, e neste caminho muitas vezes avaliar além do que a realidade pode nos proporcionar, esperar resultados nem sempre viáveis, pode nos causar decepções e frustrações.

E fazemos isso, porque muitas vezes projetamos no “outro” a responsabilidade de satisfazer e/ou dar conta até das decisões que deveriam ser “só nossas”.

Isso nos faz refletir, o quanto é importante retirar do outro as expectativas que são de nossa responsabilidade. Muitas vezes, ao termos que tomar alguma decisão, vamos primeiramente buscar a opinião do outro, a sua aprovação para sentirmo-nos mais seguros.

Inportante se faz, assumir a nossa autorresponsabilidade e auto-estima, alimentos importantes da nossa segurança.

“Criar expectativas faz parte de todas as áreas da vida. É natural do ser humano querer prever o futuro e quase impossível ir a uma experiência sem expectativas. Somos movidos pelo desejo, que sempre traz a marca de nossas histórias. Na sua origem, o desejo é sempre a busca de repetir uma situação que foi boa em algum momento. A forma como enxergamos os outros, o mundo, o futuro e nós mesmos é baseada no repertório interno que temos, nossa vivência, interpretações dos acontecimentos e na forma como vamos construindo a realidade numa interação constante com o ambiente, ou seja, a realidade não depende só do ambiente, mas de nós mesmos”.

Portanto, foco, atenção concentrada são instrumentos valiosos para que possamos corresponder às nossas reais expectativas, diminuindo os níveis de ansiedades, decepções e frustrações. E, desta forma estaremos nos “ocupando”, ou seja agindo, resolvendo, dando a nós mesmos resultados compensatórios!

E, “saber identificar as expectativas é importante para saber separar o que é a realidade e o que é sua projeção sobre a realidade”.

“Observar é uma maneira simples de perceber as diferenças entre a realidade e o que ou como você quer que essa realidade seja”.

“Tenha consciência de que pessoas são diferentes umas das outras e nem tudo ocorre como queremos”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile