em

Assertividade

Leaders agree on the negotiation process. Diplomatic achievements and settlement of the conflict and claims of the parties. Truce and agreement. Candidates Political Debate. search for compromise.

 

Lílian Yara de Oliveira Gomes                                                                           

CRP 08/17889

Nessas últimas publicações tenho sido mais conceitual. Percebo isso, quando ao dar início aos meus escritos, releio o texto anterior.

Assim como “nada como foi será de novo como foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará”, parafraseando Lulu Santos, também à medida que vamos produzindo, seja o que for, a produção de agora é diferente do que foi um dia.

Neste sentido, creio que estou sendo assertiva comigo mesma, olhando para a construção de vínculos mais permanentes, saudáveis, desenvolvendo atitudes que facilitem o estabelecimento de relações, respeitando tempo e espaço tanto pessoal como do outro, tendo mais empatia, segurança, paciência, aceitação.

E, isso não é tarefa fácil! A incompreensão, a intolerância, a impaciência muitas vezes nos domina.

“A assertividade, nem sempre está interligada a questões de liberdade de pensamento ou desabafo de julgamentos e opiniões. Trata-se de uma postura positiva em relação a si e às situações da vida”. Também, nem sempre se interliga com as questões que sejam consideradas corretas ou justas. “É sim uma forma de manifestar atitudes, posicionamentos e ações práticas, no sentido de qualidade comportamental”.

Portanto, é “uma qualidade de uma pessoa em ser positiva, afirmativa, demonstrando pelo seu comportamento maior autoconfiança, sinceridade e honestidade”.

Isso não significa que uma pessoa assertiva, ACERTE sempre, se dê bem em tudo, não tenha fracassos, decepções… ela pode até tirar dessas situações conclusões e atitudes que não queira mais para sua vida, transformando em possibilidades e condutas positivas. E, dessa forma provocar melhoria de qualidade de vida para si e proporcionar verdadeiras mudanças em seu entorno.

Pensemos nisso: quanto assertivas(os) temos sido?

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.