em

“Aprender é emocionar-se”

As relações estabelecidas entre professores e alunos não se restringem somente na transmissão de conteúdos, são permeadas de emoções. As “emoções são o núcleo dessa relação e influenciam os mais diversos processos cognitivos, como memória, atenção e aprendizagem”. São fundamentais para o êxito escolar, principalmente no crescimento pessoal e humano dos estudantes.

O clima emocional, a troca afetiva, a relação de confiança e a empatia, são elementos fundamentais para o desempenho acadêmico em qualquer nível.

E o que são as emoções? Elas ajudam ou atrapalham a tomada de decisões? Elas dificultam o estabelecimento de planejamentos, de impor limites ou disciplina?

De forma simples, “a emoção é uma resposta ao conteúdo de determinados estímulos (presentes no ambiente externo ou na mente do indivíduo), que produz uma alteração temporária do estado do corpo ou do estado das diferentes estruturas cerebrais”. Passam por diferentes fases: animação; ansiedade; alegria; resiliência; satisfação ou insatisfação.

As aulas estão reiniciando e a atmosfera emocional das salas de aula, atualmente, estão muito diferentes: a Pandemia, os novos hábitos, os diferentes turnos e turmas, irão impactar o desempenho dos estudantes.

Portanto, muita atenção, muita aceitação e preparo terão que ser levados em consideração para dar conta das emoções a serem observadas e canalizadas para atingir os objetivos do aprendizado e estreitar os laços afetivos professor-aluno.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.