em

Alimentação e Pandemia

                                                                       Lílian Yara de Oliveira Gomes

                                                                                  CRP  08/17889

Temos ouvido muitas queixas de que nos tempos da Pandemia que estamos vivendo, muitas pessoas estão ganhando peso ou engordando. Esse pode ser um sintoma de Ansiedade, em que as frustrações são compensadas pela comida e nem sempre tomamos consciência de que estamos ingerindo “sem estar com fome”. E essa pode ser uma válvula de escape prejudicial à nossa saúde. E aí o importante é se questionar: o que estou sentindo? Será que a alimentação tem sido uma forma de compensação, pelo medo, pelas restrições que estamos sendo obrigados? Eu tenho me alimentado com o necessário? Ou estou sentindo um vazio existencial e necessito preencher com um doce, por exemplo?

Importante se faz, estabelecer um foco, fazer uma lista do que motiva a nossa vida, ter mais atenção concentrada e tomar consciência para avaliar a alimentação. Buscar alimentos mais saudáveis, listar os motivos que temos para manter a nossa qualidade de vida e perceber os pensamentos que nos sabotam, como “não consigo, só por agora ou por hoje !”

Outro aspecto é a realização de exercícios físicos associados à uma alimentação mais consciente e saudável.

Também, se instala muita tensão e o relaxamento é uma forma de amenizar e oxigenar mais o nosso cérebro e com isso ter mais clareza e consciência do valor que temos, do respeito que merecemos e trazer o que nos faz bem à nossa saúde mental.

Segundo Iamin (2015), temos que valorizar mais a nossa assertividade, as conquistas obtidas e perceber nosso potencial tanto pessoal como profissional. E, quando estamos no controle, a ansiedade diminui e começamos a perceber que “sabemos fazer o controle das situações” e por consequência, o controle alimentar.

            Dessa forma, tomamos “as rédeas da nossa vida”, fazendo por nós mesmos o nosso melhor, tendo mais foco no aqui e no agora, melhorando a nossa autoestima e acreditando, que nós conseguimos!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.