Menu
em

Afetos

Esses se manifestam de muitas maneiras, sejam por ações concretas, por mensagens, por olhares, por atitudes. E, até nos momentos de ausência, esta é uma atitude afetiva, pois carrega um significado, uma mensagem que se percebida, poderá colaborar com que a recebe.

Muitas vezes nos deparamos com a doença inesperada, que nos pega de surpresa e nos deixa chocados, sem ter muita noção de quais atitudes teremos que tomar frente ao desconhecido. Vamos encontrar as mais diversas reações e com elas teremos que saber “lidar”.

Para o Hospital Sírio-Libanês, a importância da família no cuidado é tão grande que até mesmo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a instituição incentiva a companhia de um familiar ou de outro acompanhante 24 horas por dia. “Apoiamos a presença da família porque observamos que a recuperação do paciente, muitas vezes, acaba sendo melhor e mais rápida quando ele tem alguém que ele gosta ali por perto”, comenta o Gerente Médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, o Dr. José Mauro Vieira Jr. Atualmente, conforme a enfermidade, até a utilização de animais de estimação  é  permitida, pois os mesmos transferem muita energia e afeto aos enfermos.

“A recuperação de pacientes é um momento delicado e que exige muita cautela. Afinal, o diagnóstico de uma doença quase sempre vem acompanhado por uma série de sentimentos, que envolve medo e insegurança. Na realidade, isso é normal e acontece por diversos fatores, seja por conta do tratamento severo, seja devido às alterações que o organismo pode sofrer. Nesse momento, o apoio da família é essencial não somente para deixar o paciente mais confortável, mas também para estimular uma visão otimista da situação vivida. Assim, a pessoa se sente mais segura e determinada a seguir todas as recomendações médicas”. “Outro ponto positivo de ter os familiares   durante a recuperação de pacientes, é poder contar com um ombro amigo, pois vai se sentir muito melhor por saber que pode desabafar sobre medos e inseguranças com alguém”. In Telimagem-2019.

Apoio é fundamental, presença, disponibilidade, são fatores imprescindíveis na colaboração da recuperação do paciente. O acompanhamento psicológico, seja para o próprio paciente como para seus familiares, se faz necessário, pois poderão colocar suas angústias, dúvidas, medos e inseguranças por meio da Psicoterapia, para que percebam com mais clareza a situação que estão vivenciando e possam tomar as melhores atitudes, frente à realidade a ser enfrentada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile