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A importância do diálogo

                                            

Lílian Yara de Oliveira Gomes – CRP 08/17889

 Ainda relatando experiências, compartilho acerca da importância do diálogo familiar no acompanhamento do desenvolvimento infantil. Algumas situações passam despercebidas quando na infância, não são estabelecidos canais de compartilhamento e de confiança entre pais/cuidadores e filhos e esses estão sob o mesmo teto, sem comunicação.

Perceber as transformações que ocorrem nas diversas fases do desenvolvimento infantil, se faz necessário para a constituição de vínculos afetivos, de segurança e de confiança. Outro aspecto é abrir espaço de compartilhamento, de troca para se conhecer o universo, as relações e o cenário em que as crianças se inserem. Algumas até com dificuldades que são camufladas sob a forma de contestação, de comportamento opositor, mas que na verdade são portadoras de uma mensagem que necessita ser percebida e atendida.

Outros, têm altas habilidades e têm um conhecimento que ainda não foi aprendido no ensino regular e nem sempre recebem o atendimento compatível à essa característica. Apresentam grande curiosidade, aprendem antes dos colegas, têm uma liderança específica e comunicação clara. E, se os pais e professores estiverem atentos poderão propiciar a esses um desenvolvimento adequado à fase em que se encontram.

Um fator que também se faz necessário é quanto às mudanças corporais e quanto ao cuidado na adolescência, no que diz respeito às questões da sexualidade. Esse aspecto necessita de transparência e muito diálogo no sentido das orientações necessárias quanto ao alerta acerca das redes sociais e a prevenção quanto aos perigos que os jovens podem sofrer. Pacientes relatam o quanto os bloqueios e a falta de diálogo em família dificultam o esclarecimento acerca das questões da sexualidade. Em outros casos, o quanto a relação de confiança ajuda na orientação e na prevenção de situações que enfrentaram.

Portanto, o diálogo “nos ensina habilidades sociais, a escuta atenciosa, a expressar sentimentos e necessidades e prepara as crianças para interagir de forma mais saudável!”

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