Menu
em

A falta de Civilidade e saúde emocional

Close-up of a young businessman with his hands in front of his mouth

Nesses tempos, de Pandemia, assunto recorrente, não temos como deixar de refletir acerca da falta de colaboração, de empatia, de civilidade. Nos parece que algo se perdeu, em que as pessoas se tornaram tão individualistas, egoístas e insensíveis.

A todo momento recebemos informações que muitas vidas estão se perdendo e isso está ficando banalizado, que sinto que certas pessoas não se comovem, não respeitam, não se colocam no lugar de quem perdeu alguém, não se sensibilizam com o sofrimento do outro. E isso, me remete à falta de civilidade.

Esse conceito, “baseia-se na harmonia das relações entre cidadãos, a partir de códigos de ética e de regras de conduta e mutualidade, de respeito.”

E quanto respeito está nos faltando atualmente! Regras de convivência são quebradas, falta de urbanidade, de cortesia, de polidez. Em algumas situações beira até à selvageria, (que me perdoem os animais, porque em certos casos são até mais controlados do que os humanos, pois se defendem para garantir a sobrevivência), mas nós, estamos “furando filas, falsificando vacinas, inventando tratamentos, burlando a ciência!”

Vamos praticar a empatia, pois a garantia para mantermos a saúde física e emocional para o ser humano são os relacionamentos: “os bons relacionamentos ajudam o cérebro  e o sistema nervoso a ficar mais relaxado e saudável por mais tempo e lidar com a vida de forma que o amor não se afaste”. Quem cria laços fortes com os seres humanos vive mais e melhor, para além do status, do dinheiro, para além do emprego. O maior sucesso está no afeto trocado, dividido, compartilhado e isso se traduz na civilidade, tão escassa em nossos dias.

Saúde é ter família, é ter amigos, respeitar o outro!

Lílian Yara de Oliveira Gomes- CRP 08-17889

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile