em

2.0.2.3

Lílian Yara de Oliveira Gomes-CRP 08/17889

Iniciando um Novo Ano, novas esperanças, novos desejos, novos sonhos. Essa simbologia, nos leva a refletir que o importante é termos consciência de que todo dia é “um novo dia”. O importante é ter consciência disso e que temos a contagem do tempo por uma questão cultural, porque precisamos de “marcadores”, de limites, bordas e organização.

“Essa celebração simbolizava o início de uma nova safra de plantação e era o momento em que as pessoas pediam por alimentos e fartura para o ano. Para os persas, assírios, egípcios e fenícios, o novo ano era celebrado em setembro e para os gregos em dezembro”.

Segundo Márcia Fernandes, professora de Letras, o “Ano Novo acontece dia 1.º de janeiro e corresponde a uma comemoração baseada no calendário gregoriano, também chamado de cristão ou ocidental. A partir dessa data, que é feriado nacional, tem início um novo calendário anual.

A história do ano-novo é antiga. Algumas civilizações da antiguidade comemoravam a passagem de ano em março, tendo em conta o fim do inverno e a chegada da primavera. No império romano, a população celebrava esse dia em homenagem ao deus Jano, deus das mudanças e transições. Foi em 46 a.C. que o imperador Júlio César decretou que nesse dia seria comemorado o Ano Novo, baseado no calendário juliano. Somente no final do século XVI, essa data foi finalmente oficializada com a adoção do calendário gregoriano, pela igreja católica. Assim, com o passar do tempo, a data tornou-se um marco e, hoje em dia, a maioria dos países comemora a chegada do novo ano em 1.º de janeiro”.

“O significado do ano-novo é esperança, renovação e mudança. Existe muita expectativa por parte das pessoas de que esse momento celebra o abandono do que não precisamos mais com a chegada de algo novo e de muitas realizações. Por esse motivo, diversas pessoas costumam fazer listas do que pretendem iniciar e conquistar nessa nova fase”.

Portanto, importante se faz, realizar o nosso “balanço pessoal”, nos perguntarmos o que fizemos com o ano que passou, o quê projetamos para o ano que se inicia, sem cobranças que nos engessem, sem remorsos que nos culpem ou nos tragam sofrimentos maiores. O que realmente tem valor é a tomada de consciência, o que queremos ou não queremos mais para as nossas vidas.

E sigamos a nossa vida, com a saúde que nos proporciona o bem-estar, as realizações que nos alegram e nos dão prazer e as frustrações e ou perdas que também são significativas para o nosso crescimento!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.