Menu
em

Profissional que demonstra seu valor na empresa não é atitude de “puxa-saco”?

Responsabilidade

Geralmente bons profissionais acabam desenvolvendo uma síndrome de pensar que quando um profissional demonstra competência está na verdade agindo como um puxa saco na empresa. A primeira coisa importante a dizer para esse tipo de profissional é que, quem tem responsabilidade de mostrar para a chefia que está executando bem as coisas na empresa é o profissional e não o contrário. Não cabe a um chefe ter de perguntar ao profissional o que ele está fazendo além do normal, no que ele está se dedicando a mais para a empresa.

 

*****

Estimular

O segundo aspecto importante é que, quando um profissional procura demonstrar à sua chefia, à empresa como um todo, o valor que agrega a mais está também exercendo um papel importantíssimo de disseminar a evolução, o comportamento assertivo, o comportamento profissional, estimulando assim que todos na equipe busquem fazer o mesmo. E é justamente aí que está a diferença entre um puxa saco e quem é profissional. Puxa saco procura demonstrar que somente ele é capaz e ele sim é a solução para todos os problemas da empresa e que os outros não tem capacidade e condições de repetir aquilo que ele está fazendo. Já, um profissional não.

 

*****

Envolver

Ele procura envolver todos da empresa para que aquele comportamento assertivo se torne agora um padrão e que todos percebam que são capazes. Inclusive, esse profissional acaba auxiliando os colegas a fazer o mesmo que ele. Resumindo, meu amigo, bons profissionais são aqueles que apresentam um bom desempenho e ainda conseguem envolver todos a sua volta, auxiliando-os a fazer o mesmo sem que isso represente uma exclusividade de desempenho, mas sim um objetivo que todos coletivamente devem alcançar. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile