em

PREDIÇÕES DO EVANGELHO – JUÍZO FINAL

Ora, quando o Filho do Homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, assentar-se-á no trono de sua glória; — e, reunidas à sua frente todas as nações, Ele separará uns dos outros, como um pastor separa dos bodes as ovelhas, e colocará à sua direita as ovelhas e à sua esquerda os bodes. — Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde a mim, benditos de meu Pai […]. (Mateus, 25:31 a; O evangelho segundo o espiritismo, cap. XV.)

.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=

Tendo que reinar na Terra o bem, necessário é sejam dela excluídos os Espíritos endurecidos no mal e que possam acarretar-lhe perturbações. A doutrina de um juízo final, único e universal, pondo fim para sempre à humanidade, repugna à razão, por implicar a inatividade de Deus, durante a eternidade que precedeu à criação da Terra e durante a eternidade que se seguirá à sua destruição.

Que utilidade teriam então o Sol, a Lua e as estrelas que, segundo a Gênese, foram feitos para iluminar o mundo?

Moralmente, um juízo definitivo e sem apelação não se concilia com a bondade infinita do Criador, que Jesus nos apresenta de contínuo como um bom Pai, que deixa sempre aberta uma senda para o arrependimento e que está pronto sempre a estender os braços ao filho pródigo. Se Jesus entendesse o juízo naquele sentido, desmentiria suas próprias palavras. O juízo, pelo processo da emigração, é racional; funda-se na mais rigorosa justiça, visto que conserva para o Espírito, eternamente, o seu livre-arbítrio; não constitui privilégio para ninguém; a todas as suas criaturas, sem exceção alguma, Segundo essa interpretação, não é exata a qualificação de juízo final,

pois que os Espíritos passam por análogas fieiras a cada renovação dos mundos por eles habitados, até que atinjam certo grau de perfeição.

Não há, portanto, juízo final propriamente dito, mas juízos gerais em todas as épocas de renovação parcial ou total da população dos mundos, por efeito das quais se operam as grandes emigrações e imigrações de Espíritos.

Allan Kardec – A Gênese – Cap.XVII.

 

  • A SEFAN apresenta nesta manhã, às 10 horas, ROSÂNGELA DE ARRUDA ARAÚJO, colaboradora  da Instituição que abordará importante tema doutrinário. Participe amigo leitor!
  • EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL NA SEFAN – Aos domingos, às 10:00 horas da manhã.

A criança evangelizada é árvore que produzirá bons frutos.

  • VISITE A LIVRARIA ESPÍRITA A EDUCADORA – Rua Santos Duomont, 620 e a Biblioteca Espírita Francisco Cândido Xavier –Rua Santos Dumont, 642.

=====================================================================

BOM DOMINGO! MUITA PAZ!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.