em

Posso pedir apoio para meus chefes para mudar de emprego?

Possibilidades de interpretação

Quando uma pessoa deseja ajuda, o melhor caminho é buscá-la de maneira coerente e, principalmente, verdadeira. Da mesma maneira, quando um profissional que trabalha numa empresa quer mudar de emprego, uma das formas dele conseguir isto é pedir sim ajuda aos seus chefes. Perceba que a diferença fundamental entre aquele que pede ajuda e aquele que simplesmente procura um emprego, sem falar nada, está na forma como a chefia pode interpretar a atitude do profissional ou do funcionário. Imagine duas situações distintas.

 

*****

Explicando a situação

Na primeira, o funcionário comparece ao seu chefe, diz que conseguiu outro emprego e  espera que o patrão entenda, que o libere e auxilie a aproveitar essa oportunidade aceitando o seu pedido de demissão. Na segunda situação o funcionário chega até o chefe e explica os motivos que o levam a procurar outro emprego. Pode ser afinidade com a atividade para a qual estudou. Pode ser o desejo de conhecer novas atividades, ou ainda, pode ser também a insatisfação com o salário que recebe. De qualquer jeito um chefe que é coerente vai procurar entender o funcionário e até mesmo auxiliá-lo a mudar de idéia ou então conseguir o emprego, pois entende que não comprou a alma do funcionário, mas contratou sua mão-de-obra por um determinado período.

 

*****

Uma questão de coerência

Evidentemente que às vezes a empresa pode se sentir lesada pelo profissional depois de ter-lhe dado todo treinamento e quando ele está pronto, prefere desistir do cargo. Entretanto, novamente, chefes coerentes sabem que não adianta insistir quando o profissional não deseja mais ficar na empresa. Por isso, meu amigo, a grande questão está em se o seu chefe demonstra coerência. Se a resposta for sim, peça-lhe ajuda para conseguir outro emprego, mas se o seu chefe demonstra total instabilidade, pedir ajuda pode apenas complicar a situação. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.