Preparar o ambiente
Na maioria dos casos em que há falhas de comunicação numa organização, o problema geralmente se encontra mais na forma do que no conteúdo. Significa dizer que nem sempre o profissional sabe preparar o ambiente para ter uma reunião onde a verdade seja a pauta principal. Já vi situações onde mesmo tendo a razão ao seu lado, o profissional conseguiu destruir toda e qualquer possibilidade de um debate sobre determinado assunto. Por isso, meu amigo, é sempre importante lembrar que antes de começar uma reunião é preciso equalizar a expectativa e a visão que as pessoas que compõem a reunião têm sobre aquele assunto.
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Promovendo abertura
Um bom exemplo é começar a reunião perguntando à chefia sobre como ela vê o seu desempenho enquanto profissional. Às vezes o feedback recebido já é um indicador sobre como você deve se comportar na conversa. Se a chefia diz que você é um excelente profissional, ela também abre espaço para que você pergunte quais são as perspectivas que pode esperar para sua carreira na organização. Isto pode gerar uma verdadeira surpresa para o profissional que achava que teria de esperar muito tempo para receber uma promoção que pode estar muito mais próxima do que ele imagina.
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Demonstração dos anseios
De outro lado, também pode receber o feedback que a empresa não tem disponibilidade para novos cargos, para uma promoção nos próximos tempos. Aí fica fácil também o funcionário falar à chefia que respeita as condições da empresa, mas que também tem anseios particulares e por conta disso quer que a chefia tenha ciência de que estará procurando oportunidades em outros lugares. Resumindo, meu amigo, antes de se preocupar com o conteúdo da conversa, preocupe-se primeiro em analisar como essa mensagem será vista pelo seu chefe.
(Luciano Salamacha)