Menu
em

Por que o termo ética está cada vez mais presente no mundo empresarial?

Moda

Efetivamente o termo ética está na moda no mundo empresarial. Mas a questão é por que tanta evidência para algo que deveria ser normal na vida das pessoas e no comportamento das empresas e dos seus gestores? Há duas correntes para explicar esse fenômeno. A primeira defende que o Brasil viveu uma decadência moral durante o período de inflação alta. Estamos falando das décadas de 70 a 90 quando o essencial era ganhar de maneira imediata principalmente no mercado financeiro. Tanto que um bom exemplo dessa fase é a importância que as aplicações financeiras tinham nas organizações.

 

*****

Esperteza acima da honestidade

Era uma época em que o diretor de finanças tinha o cargo mais prestigiado da organização justamente porque detinha o conhecimento do negócio. Outro exemplo era a famosa lei de Gerson onde era importante levar vantagem em tudo. A questão era que os mais espertos sobreviviam e não os mais honestos. Há também aqueles que defendem que foi o acesso à informação que tornou a ética um tema em debate pela sociedade. Em consequência as organizações e as pessoas ficaram mais expostas, muito mais públicas, principalmente quando cometem desvios. Quanto mais transparência, mais cobrança e menos espaço para desvios de conduta que são tidos como antiéticos.

 

*****

Não é filosofia

Enfim, a ética deixou de ser apenas um principio filosófico para se tornar um elemento que determina as relações no dia-a-dia da maioria das pessoas. Não porque se tornaram mais filósofas, mas porque se tornaram mais críticas. Por isso, meu amigo, lembre-se de que foi o tempo em que o gestor falava e o funcionário apenas obedecia. Hoje, o gestor fala, o funcionário analisa, critica e aceita ou não o que o chefe disse. São novos tempos que exigem novas condutas, principalmente de quem exerce um cargo de gestão.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile