em

Por que o comprometimento dura tão pouco nas empresas hoje em dia?

Empenho e decepção

Imagine se você já vivenciou a cena onde um funcionário começa a trabalhar numa empresa e nos primeiros meses é altamente comprometido com todos os processos existentes. Entretanto, em menos de um ano, esse mesmo funcionário começa a diminuir violentamente sua capacidade de comprometimento. Ele passa por uma espécie de decepção, um comportamento pelo qual o funcionário diz para a empresa que está se sentindo enganado, manipulado porque depois de um ano ainda não recebeu nenhum tipo de reconhecimento pelo que fez.

 

*****

 

Retorno em pouco tempo

Na verdade, o que acontece hoje nas empresas é que principalmente as novas gerações estão querendo cada vez mais retorno em menos tempo. Comparando, é como se a lógica de uma aplicação financeira pudesse ser mudada e as pessoas dissessem que tem pouco tempo para deixar aplicado o dinheiro, mas querem a mesma rentabilidade de uma aplicação que levaria cinco ou dez anos para dobrar o capital. O que acontece no meio corporativo hoje é uma espécie de ansiedade para o retorno e isso pode ser causado pela falta de informações da alta gestão.

 

*****

 

Erro de leitura

É bom lembrar uma frase a respeito de como se devem comunicar as coisas para a equipe: quando não há informação abre-se espaço para a presunção. Isso quer dizer que se a alta gestão de uma empresa não esclarecer de maneira clara quais são os seus planos e objetivos que pretende alcançar, o funcionário fica com liberdade para presumir o que quiser. O desalinhamento entre o que a alta gestão pretende e o que o funcionário acha que vai acontecer é sim uma das causas mais comuns hoje em dia para que o comprometimento do começo acabe em pouco tempo. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.