Menu
em

Por que não contar aos colegas sobre o medo de ser demitido?

Materialização do medo

Uma das características que vem sempre com o desespero é a precipitação. Muitos profissionais, desesperados pelo medo de serem demitidos a qualquer momento acabam se precipitando e falando com pessoas que, além de não ajudar, podem utilizar essa informação para realmente concretizar aquilo que era apenas medo. Explico com um exemplo. O Juarez, meu amigo, trabalha numa empresa há vários anos e de uns tempos para cá, começou a se sentir preocupado, pensando que poderia ser demitido a qualquer momento. Angustiado, o Juarez se precipitou e falou para vários colegas da empresa sobre esse seu medo.

 

*****

 

Amigo da onça

Ele pedia ajuda para descobrir se isso realmente era verdade ou não passava apenas de uma presunção boba. Entretanto, uma das pessoas que receberam essa informação estava interessada no cargo do Juarez e não pensou duas vezes para procurar a alta gestão e distorcer os fatos, contando o seguinte: Acho que vamos perder o Juarez. Ele está procurando emprego em outras empresas e falando que está louco para ser demitido aqui na empresa. Está preocupado achando que o seu tempo aqui terminou e não há mais nada que ele possa fazer na empresa. Percebeu que uma informação mal colocada, distorcida, pode ser o estopim de uma grande explosão na sua carreira?

 

*****

 

Escolha seus confidentes

Portanto, amigo, tome muito cuidado com aquilo que você falar dentro da empresa, principalmente com situações que podem colocar a sua carreira em risco, de maneira indireta, muitas vezes imperceptível. Basicamente os seus comentários devem se restringir aos seus grandes amigos e, preferencialmente, fora do ambiente de trabalho. Dúvidas, todos temos o direito de ter, mas essas dúvidas quando partilhadas começam a gerar meias verdades e estas sem o devido controle podem gerar situações constrangedoras para todos da empresa.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile