em

Por que dão mais valor às opiniões de quem não está na empresa?

Conflito de interesses

Dentre os vários ditados populares que se aplicam ao mundo empresarial, um com certeza é o de que santo de casa nem sempre faz milagre. Significa que quando um profissional atua numa organização que tem como característica ser extremamente familiar, há dois fatores que podem fazer com que as pessoas não deem a devida atenção às suas recomendações. O primeiro fator é que há sempre um conflito de interesses, ou seja, será que esse profissional que trabalha na empresa está realmente pensando única e exclusivamente na empresa, nos negócios, ou ele também está sugerindo coisas, procedimentos, atitudes que o irão beneficiar no médio e no longo prazo?

Convívio diário

Esse conflito de interesses é algo natural, e tenha certeza de que qualquer consultor que passar a ser alguém efetivo dentro da sua empresa também não terá a mesma força. O segundo aspecto relevante é que o convívio diário faz com que os familiares, os sócios da empresa enxerguem não apenas as suas qualidades, mas também as suas limitações e os seus defeitos. É importante que o profissional entenda que é também uma sinalização para que avalie se está com tanta moral assim, se não é uma pessoa reconhecida como de alta competência operacional, mas de pouca postura estratégica. Em bom português, alguém que sabe obedecer, mas que não sabe questionar, não sabe trazer ideias novas e ganhar pelo convencimento, pelo raciocínio, as discussões que acontecem na empresa.

Repetição

Eu me lembro de situações em que numa determinada organização, quando a gente finalmente implantou um sistema de profissionalização dos familiares, o diretor me disse: será que era necessário realmente você vir de fora para falar a mesma coisa que venho falando há anos? E a resposta foi sim, aliás, se você não estivesse há anos falando isso, quando eu dissesse a primeira vez, talvez a ideia fosse rejeitada, mas como você já preparou o terreno ficou mais fácil dos familiares aceitarem, ainda que seja de alguém de fora. Para resumir, um profissional de casa muitas vezes colabora mais do que imagina, apenas nem sempre consegue ser o último a falar, antes que as coisas comecem a mudar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.