Menu
em

Por que as pessoas não cumprem as normas da empresa?

Criando discórdia

Nada mais inútil no meio empresarial do que regras que não são cumpridas. Primeiro, porque alguém desperdiçou tempo e raciocínio para criar e divulgar aquela regra de comportamento. Segundo, porque a sua completa inobservância somente gera perda de credibilidade da gestão. Terceiro, porque uma regra que não é cumprida é um forte elemento para a geração de discórdia no relacionamento entre os integrantes de uma equipe. A diversidade faz com que pessoas flexíveis e adaptáveis trabalhem lado a lado com colegas que são extremamente metódicos.

 

*****

Discussão sem resultados

Enquanto os primeiros simplesmente não se preocupam e consideram que algumas regras não devem ser cumpridas, os metódicos se pautam justamente no sentido oposto, ou seja, se a regra existe é para ser respeitada por todos. O resultado é uma discussão inócua que não traz qualquer tipo de resultado positivo para a empresa, como o que fazia o Walter. Tentando melhorar o desempenho da equipe criava uma regra nova toda semana e nem mesmo ele as cumpria, como naquela vez que criou a regra obrigando todos a usar o crachá da empresa, sob pena de ter o dia descontado do salário e não poder trabalhar.

 

*****

Não é a única saída

Tudo foi bem até o dia que o Walter esqueceu o próprio crachá. Na verdade, é preciso que se retire da mente dos gestores de equipes que estabelecer regras é a única saída para melhorar o comportamento das pessoas que trabalham na empresa. É que apenas as palavras colocadas no papel não são capazes de alterar o desempenho pessoal. O que realmente gera alteração de comportamento é uma gestão que não apenas fala, mas principalmente age em conformidade com o próprio discurso.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile