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Por que as pessoas não cumprem as normas da empresa?

Criando discórdia

Nada mais inútil no meio empresarial do que regras que não são cumpridas. Primeiro, porque alguém desperdiçou tempo e raciocínio para criar e divulgar aquela regra de comportamento. Segundo, porque a sua completa inobservância somente gera perda de credibilidade da gestão. Terceiro, porque uma regra que não é cumprida é um forte elemento para a geração de discórdia no relacionamento entre os integrantes de uma equipe. A diversidade faz com que pessoas flexíveis e adaptáveis trabalhem lado a lado com colegas que são extremamente metódicos.

 

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Discussão sem resultados

Enquanto os primeiros simplesmente não se preocupam e consideram que algumas regras não devem ser cumpridas, os metódicos se pautam justamente no sentido oposto, ou seja, se a regra existe é para ser respeitada por todos. O resultado é uma discussão inócua que não traz qualquer tipo de resultado positivo para a empresa, como o que fazia o Walter. Tentando melhorar o desempenho da equipe criava uma regra nova toda semana e nem mesmo ele as cumpria, como naquela vez que criou a regra obrigando todos a usar o crachá da empresa, sob pena de ter o dia descontado do salário e não poder trabalhar.

 

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Não é a única saída

Tudo foi bem até o dia que o Walter esqueceu o próprio crachá. Na verdade, é preciso que se retire da mente dos gestores de equipes que estabelecer regras é a única saída para melhorar o comportamento das pessoas que trabalham na empresa. É que apenas as palavras colocadas no papel não são capazes de alterar o desempenho pessoal. O que realmente gera alteração de comportamento é uma gestão que não apenas fala, mas principalmente age em conformidade com o próprio discurso.

 

(Luciano Salamacha)

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