Menu
em

Por que alguns profissionais são do tipo “combina uma coisa, mas faz outra”?

Expectativa

Se você quer se dar bem no mundo corporativo siga uma regra extremamente simples que vai fazer a sua vida muito mais fluída e principalmente menos estressada.  Preste atenção! Jamais expanda no outro uma expectativa de ver o próprio comportamento, ou seja, nunca espere que os outros ajam da mesma maneira que você agiria numa determinada situação. Pode até parecer um pouco simples, mas eu explico o quanto isso é complexo e o quanto isso pode auxiliar você a despressurizar o seu dia a dia. Imagine que você trabalha ao lado de um colega que tem como mania combinar uma coisa, mas na hora de fazer, acaba fazendo outra e o que é pior, diz com todas as letras que o que ele fez é o que foi combinado.

Verificar

Você olha e diz o seguinte: eu não posso acreditar, eu jamais faria isso! Eu jamais converteria aquilo que eu combinei em algo que me é mais conveniente em vez de seguir literalmente o que foi combinado. Bem, se você não espera do outro um comportamento igual ao seu, em vez de se irritar, você parte para o passo dois que é entender porque essa pessoa faz isso, e há várias razões. Naturalmente a gente sempre procura pensar na pior delas: o cara é safado! Porém, em alguns casos, realmente ocorre um equívoco. Por isso, a dica importante para você não se irritar com aquele colega que combina uma coisa e faz outra é a tentar verificar, tentar mapear quantas vezes isso já aconteceu realmente.

Formalizar

Tente estabelecer mecanismos de formalização do que combinar. Por exemplo, se combinar alguma coisa mande um e-mail para ele dizendo o que combinaram e perguntando se ele concorda. Atos simples, de formalização do que é combinado, muitas vezes eliminam por completo qualquer tipo de atrito. Resumindo, antes de julgar e antes de esperar do outro o seu comportamento, tente inverter o jogo, formalizando o que combina, e depois parta para o julgamento. Amanhã vou falar mais sobre esse tipo de profissional que combina uma coisa e faz outra.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile