Menu
em

Por que alguns profissionais acabam adiando um debate de aspectos profissionais dentro da empresa?

Agravar

Algumas pessoas confundem que se deve contemporizar uma determinada situação com apenas adiar determinada situação. Explicando claramente, adiar significa parar de fazer qualquer coisa e deixar que lá na frente isso comece a ser debatido, comece a ser abordado, comece a ser analisado. Logo, quando se tem um problema, ao adiar qualquer tipo de atitude, a única coisa que poderemos estar fazendo é contribuir para que se agrave a situação, para que o problema aumente de dimensão, e inclusive contamine outras áreas, outras pessoas dentro da organização. Já, contemporizar significa conceder mais tempo. Com significa junto, mais tempo.

 

*****

Limites

Contemporizar significa que você aborda até certo limite aquela situação e depois você retoma de onde parou, quando os ânimos já não estão tão acirrados e o raciocínio já está mais fluído, já está mais presente dentro das relações. Agora, perceba bem! Quando uma pessoa prefere adiar achando que com isso vai dar tempo ao tempo ele pode estar muito mais complicando a situação do que ajudando, mas quem contemporiza aborda o momento no limite exato do que as pessoas estão possivelmente dispostas a discutir, ou então, no limite em que as pessoas estão aceitando aquele tempo. Contemporizar significa abordar o tema até certo limite, até certo ponto e depois conceder o tempo para voltar lá na frente para debater a mesma coisa.

 

*****

Abordar

Esse é o principio. Evite desviar ou adiar problemas no relacionamento profissional. Ao contrário, contemporize e perceba se você não está forçando demais uma discussão que pode até ser prematura porque dos dois lados não há o devido preparo, o devido entendimento ou o devido equilíbrio emocional para continuar aquela conversa. Quem contemporiza aborda aos poucos, mas não deixa de abordar. Quem adia foge do problema mesmo tendo a devida ciência de que só vai complicar a situação. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile