Menu
em

Por que alguns planejamentos estratégicos não dão certo?

Falta entendimento
Algumas pessoas acham que planejar estrategicamente é uma atribuição única e exclusiva apenas das empresas, o que é um erro. Pessoas físicas, famílias, também podem ter um planejamento estratégico para o seu futuro. A questão fundamental é entender o que é pensar estrategicamente. Então vem a primeira explicação. Pensar com estratégia é agir não apenas por impulso, mas principalmente imaginando que cenário futuro, ou seja, que realidade se vai encarar amanhã, depois e depois.

Não é apenas desejo
Pensando no futuro, uma empresa, uma família ou uma pessoa pode tomar decisões no presente com mais assertividade, com maior probabilidade de obter resultados. Logo, pensar estrategicamente nada mais é do que tentar vislumbrar o futuro e decidir qual caminho se adotar para enfrentar, sobreviver e crescer neste novo cenário. Então fica fácil de entender porque em algumas instituições, em algumas empresas o planejamento estratégico não funciona. Às vezes as pessoas sentam em volta de uma mesa e discutem todo um cenário futuro esquecendo-se de que o mesmo não vai acontecer apenas porque eles desejam.

Insensatez
É necessário que as pessoas também trabalhem, ajam para que isto aconteça. Surge então, o problema. É comum nas organizações a alta gestão permitir que a sua equipe elabore projetos que ela mesma sabe que não vai ser possível de realizar. O raciocínio é evitar que a motivação da equipe acabe por conta de um corte, de uma recomendação para que aquele projeto não seja levado adiante. O lema é que na contramão as pessoas vão chegar ao final do ano com a sensação de que pensaram muito e não fizeram nada. Aí só tem um culpado: é a alta gestão. Pense nisto!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile