Menu
em

Por que algumas reuniões sobre inovação na empresa costumar ser acaloradas mas não geram resultado?

Raciocínios

Quando convidamos alguém para discutir um determinado tema tenha certeza de que discutir pode ser extremamente prazeroso principalmente quando essa discussão não exigir que uma conclusão e uma responsabilidade apareçam e sejam colocadas na frente das pessoas. Como exemplo, alguém na empresa propõe que um novo processo ou um novo produto seja lançado. De repente, a discussão começa a ficar acalorada. Várias pessoas apresentam linhas de raciocínio diferentes que trazem um conjunto de prós e um conjunto de contra-argumentos para que aquilo seja ou não seja feito.

*****

Opções

Uma hora as pessoas chegam à melhor conclusão, uma conclusão clássica e presente em muitas organizações que é: “precisamos fazer uma reunião para decidir isso”, ou seja, fizeram uma reunião para decidir que precisam fazer outra reunião para decidir aquilo. Perceba que naqueles momentos o aspecto que esteve presente foi que cada uma das partes não estava disposta a abandonar o seu objetivo e aí tentavam mudar como as coisas seriam feitas sem declinar do que efetivamente buscavam. É como se de um lado da empresa as pessoas quisessem A, de outro lado quisessem B e agora começam a discutir se vão utilizar a estratégia C ou estratégia D, F e assim por diante para atingir o resultado.

*****

Declinar

O A continua querendo o resultado A e o B continua querendo o resultado B. É por isso que as pessoas têm de entender que uma das formas de melhorar isso é simular uma perda completa daquele alvo, daquele objetivo. O que eu faria então seria partir para qual resultado alternativo, o B, o C, o D, mas sempre lembrando que o seu resultado inicial, o resultado A foi colocado conceitualmente, hipoteticamente como não sendo possível atingir. Quando declinamos de um resultado tão sonhado acabamos abrindo nossa mente para talvez um resultado que será muito maior e muito mais valioso, mas que sequer estávamos dispostos a enxergar. Pense nisso!

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile