Menu
em

Por que algumas pessoas são radicais em seus posicionamentos?

Ausência de diálogo

O problema de um profissional que costuma ser radical nas suas posições é que ele não só comete erros como também dificilmente os assume. O radical tem orgulho extremo sobre essa condição que ele chama de virtude, mas que os demais preferem mesmo chamar de grande defeito. Ele não dá espaço para o diálogo. Aliás, foi pelo diálogo que filósofos como Platão e Sócrates puderam desenvolver e ensinar conhecimento pelo método chamado dialética. Basicamente a dialética é a realização de uma discussão que é livre, que é respeitosa, em que posições contrárias tentam atingir um objetivo comum, o verdadeiro conhecimento.

 

*****

 

Não sabem ouvir

E Platão sabia que um dos principais fundamentos da dialética é a capacidade que cada participante do debate deve ter para abrir a sua mente e aceitar novos conceitos. No meio empresarial há profissionais que se consideram muito mais sábios do que os colegas. São pessoas que sequer se dignam ouvir o que outros têm a dizer. Isto até poderia ser verdade se ao menos este extremista permitisse que os seus colegas apresentassem as suas ideias. E, se conviver com um colega radical já é difícil, tudo se torna ainda mais complicado se ele é um profissional que atua no atendimento aos clientes.

 

*****

 

Cortando os excessos

É que os penalizados, aqueles que realmente sofrem, são os demais integrantes da equipe. É simples. Os clientes conseguem perceber com grande facilidade quando não há um ambiente propício a uma negociação sincera e aberta. Por isso eles passam a evitar o atendente radical quando necessitam de um pouquinho de compreensão. O resultado é que enquanto o gestor não tomar uma atitude firme, e com o perdão do trocadilho, uma atitude radical em relação ao comportamento desse funcionário que é extremista, vai ser muito difícil conseguir o que se espera de toda uma equipe que se preze: comprometimento e motivação.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile