Menu
em

Por que algumas pessoas na empresa têm dificuldades para olhar para frente?

Falta de disciplina

Você conhece alguém que gosta mais de ficar reclamando sobre aquilo que não aconteceu do que propriamente buscar construir um futuro melhor? Esse tipo de personalidade no meio corporativo é extremamente comum. E o motivo é a necessidade que essa pessoa tem de justificar a sua fraqueza de propósito, a sua falta de disciplina, ou ainda a sua falta de vontade de fazer acontecer. Algumas pessoas, ao contrário, tentam resolver o problema e querem fazer com que cada dificuldade sirva de degrau para que a sua carreira e a sua atitude do seu dia-a-dia sejam ainda melhores.

 

*****

Ver o lado bom

No meio corporativo problemas acontecem todo o tempo e se dá melhor aquele que consegue enxergar o lado bom de cada problema. Conto o exemplo de um determinado profissional que vinha recebendo muita pressão, tanto dos clientes quanto dos acionistas para conseguir manter suas atividades. De um lado, os acionistas queriam resultados, mas ao mesmo tempo os clientes exigiam mais descontos, mais benefícios, mais concessões. Esse profissional trabalhava numa equipe onde muita gente, a grande maioria, gostava apenas de reclamar. Gostava de dizer que em outros momentos, que em outras empresas, que nos concorrentes tudo era mais fácil.

 

*****

Ajustando o foco

É geralmente aquela posição de desdenhar do que se tem e ao mesmo tempo elogiar, enaltecer o que se acha que os outros têm. Não é preciso dizer que se deu bem, no médio e no longo prazo, esse profissional que diferentemente da sua equipe focava em soluções, focava em resultados. De forma simples e prática, a dificuldade de olhar para frente, muitas vezes decorre da segurança que a pessoa tem sobre o próprio potencial. Por isso, meu amigo, não esqueça. Se um problema acontece na empresa, você tem dois caminhos. Lamentar, ou então, não perder tempo e procurar a solução. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile