Neologismos
O mundo empresarial é veloz. É dinâmico também. A única garantia é a mudança constante. E se já não bastassem todas as preocupações do dia-a-dia, os profissionais ainda tem que conviver com os denominados neologismos. Em bom português, significa aprender o significado de novos termos que tentam descrever de uma maneira diferente aquilo que já faz parte do nosso cotidiano.
*****
A idolatria
Como se não bastasse a poluição de informações que invade as organizações diariamente, ainda há gestores que literalmente cultuam esses novos termos que, no fundo, apenas servem para descrever velhos conceitos. Essas pessoas acreditam que pronunciar repetidamente um novo jargão corporativo é sinal de competência profissional.
*****
Protelando a ação
Como em tudo na vida, a verdade acaba prevalecendo mais cedo ou mais tarde. Por consequência, chega a hora em que esses argumentos vazios dão lugar para aos problemas que foram apenas protelados pelo discurso. Na linguagem destes gestores, pode-se dizer que a idolatria pelos neologismos não consegue protelar a verdade ou, em bom português, que falar em vez de agir não serve para nada.
(Luciano Salamacha)