em

Por que algumas pessoas acabam esquecendo coisas importantes na empresa?

Recorrente

O esquecimento faz parte da evolução do ser humano, ou seja, nós seres humanos necessitamos esquecer um conjunto de experiências sejam elas boas ou ruins para que consigamos evoluir. Imagine se nossa memória fosse tão perfeita assim e conseguíssemos lembrar a dor de uma perda familiar como uma morte, por exemplo, com a mesma intensidade do dia em que aconteceu, dificilmente conseguiríamos viver com paz, com tranquilidade. Seríamos pessoas cujo sofrimento seria fortemente recorrente.

 

*****

Fixar

A grande questão é que se nós temos pouca memória para coisas que nos machucariam, esta mesma perda de memória e também esta mesma deturpação dos fatos passados acontece independentemente do que a gente escolhe, do que a gente deseje. Por isso que algumas vezes precisamos incorporar na nossa vida no mundo corporativo hábitos que nos levem a fixar as informações que são importantes. Para isso nós descobrimos que o nosso processo de esquecimento pode ou não ser evitado, pode ou não ser estimulado para coisas negativas quando aprendemos como é que se fixam as nossas memórias e também como é que de certa maneira podemos descartar essas memórias.

 

*****

Pontos

Por isso fica aqui a recomendação de hoje. Preste atenção em como você age emocionalmente ao fixar as suas memórias, esse é o ponto. A partir de amanhã, aqui na coluna Visão Empresarial, vou trazer algumas dicas para você sobre os pontos positivos e negativos que o esquecimento pode levar para a sua carreira profissional. Não esqueça então, amanhã temos um encontro marcado aqui.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.