Menu
em

Por que a produção em escala pode ser a maior inimiga de um inovador?

Por que a produção em escala pode ser a maior inimiga de um inovador?

Sexta-feira – 11/01/2013

 

Inúmeras possibilidades

A atividade de todo bom inovador pode ser decomposta em três fases. A primeira é a chamada tempestade de idéias também conhecida como brainstorming. Na tempestade de ideias o inovador se vê diante de inúmeras possibilidades. Ele fica vasculhando em sua mente que tipo de produto ou de serviço pode gerar. Depois de tanto pensar ele percebe de repente que algo tem potencial real para ser explorado no mercado.

 

*****

Produção em alta escala

Na segunda fase, depois da ideia definida ele passa a desenvolver o protótipo de um produto ou começa a experiência inicial de realizar um determinado serviço. Aí acontece uma fase sucessiva de tentativas e erros para aprimorar de maneira precisa, de maneira harmônica aquele produto ou serviço em relação às necessidades dos potenciais clientes. Mas aí vem a parte mais difícil que é garantir a produção em alta escala. Esse é o maior desafio principalmente quando há alto grau de dependência das pessoas que vão confeccionar esses produtos ou desenvolver os serviços.

 

*****

Tecnologia necessária

Por isso a escala de produção costuma ser a grande inimiga dos inovadores e também por isso que desde o primeiro momento se deve ter em mente que uma boa idéia concretizada em pequenas proporções pode não ser o suficiente. Às vezes até um inovador tem de desenvolver a tecnologia necessária para a confecção em grande volume. Resumindo, desde o início, desde o momento em que você começa a buscar ideias preocupe-se em inovar utilizando técnicas que possibilitem a sua replicação em grande escala. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile